Instruções do Exame

Painel Brasil 36 Alérgenos

Instruções para paciente

INTERPRETAÇÃO
O processo alérgico ocorre como uma resposta exagerada do sistema imune à diversas substâncias como alimentos, medicamentos, venenos de insetos, pólen, ácaros ou pelos de animais. O teste tem o objetivo de detectar previamente possíveis alergias, ou seja, identificar substâncias que podem ser capazes de provocar reação alérgica em determinados pacientes.
Qualquer nível detectável de IgE específica indica uma sensibilização a um alérgeno específico. Mesmo um baixo nível de sensibilização pode ser significativo se estiver associado a sintomas quando exposto ao alérgeno específico. O inverso também pode ser verdade: um paciente pode ser sensibilizado a um alérgeno em qualquer nível, mas se ele não apresenta sintomas quando exposto ao alérgeno, não é clinicamente alérgico.
A interpretação de IgE específica deve ser associada a anamnese e outros exames complementares do paciente. A presença de IgE detectável não indica, necessariamente, doença alérgica, tampouco sua ausência a exclui.
Valores negativos indicam a ausência ou níveis imperceptíveis de IgE específica.
Neste painel são realizados 36 testes, descritos abaixo:
Penas de ganso; Penas de Galinha; Penas de pato; Penas de peru; Bacalhau; Camarão; Mexilhão; Atum; Salmão; Clara de ovo; Leite de vaca; Trigo; Amendoim; Soja; Arroz; Carne de porco; Carne de vaca; Carne de frango; Carne de carneiro; Gramas; D. pteronyssinus; D. farinae; Poeira domestica; Epitélio de gato; Epitélio de cão; Aspergillus; Penicillium; Cladosporium; Candida; Alternarias; Oliveira; Salgueiro; Pinheiro Branco; Eucalipto; Acácia.