Instruções do Exame

ANTICORPOS ESCLERODERMIA

Instruções para paciente

A esclerose sistêmica é uma doença reumática autoimune caracterizada por uma ampla gama de auto anticorpos específicos para doenças e relacionados à doença. Os teste que avaliam a presença desses anticorpos foram desenvolvidos e estão atualmente em uso para melhor caracterização dos anticorpos encontrados em pacientes com esclerose sistêmica.
Anticorpos antinucleares estão presentes em quase todos os pacientes com esclerose sistêmica, mas certos anticorpos antinucleares relacionados a auto antígenos nucleares específicos estão associadas a subconjuntos de envolvimento cutâneo distintos entre si: cutânea difusa (dcSSc) e cutânea limitada (lcSSc), de acordo com características clínicas da doença.
Enquanto os anticorpos para centrômero (Centrômero A e B), Scl70 e Polimerase III (RP155 e RP11) são os mais específicos e são critérios de classificação para esclerose sistêmica (definido pelo American College of Rheumatology), a presença de outros anticorpos tem associação de grau variável com características clínicas da doença, como fibrose pulmonar, hipertensão pulmonar e crise renal.